Pilares e desafios fundamentais para formações de cidade inteligentes.

Podemos conceituar a ideia de cidades inteligentes simplesmente como a fusão entre cidades tradicionais (infraestruturas clássicas de rede de transportes, paisagens urbanísticas, etc.) com novas tecnologias de informação e comunicação (internet, big data, processos digitais, entre outros). Porém, esse conceito superficial de cidade inteligente esconde toda uma ampla gama de atributos fundamentais que são necessários para sustentar sua criação estável e seu bom funcionamento.

            São muitos os desafios que temos que enfrentar no intuito de estabelecer uma cidade inteligente sustentável, justa e com desenvolvimento urbanístico estável. Na URBIT, acreditamos que os pilares fundamentais que sustentarão as cidades inteligentes não só têm que se basear em uma abordagem holística que inclua pessoas, instituições, estruturas e operações que compõem uma cidade, mas também nos processos que as unem e fazem possíveis suas interações. Esses processos podem ser resumidos em 8 pilares interdependentes:

  1. Processo de definição de problemas críticos relacionados às cidades, ou seja: transporte, energia, ambiental, econômico e saúde.
  2. Processo de desenvolvimento de novos paradigmas para a compreensão dos problemas urbanos.
  3. Processo de desenvolvimento de novas formas de governança, organização urbana e políticas públicas.
  4. Processo de criação de métodos para usar dados urbanos em escalas espaciais e temporais;
  5. Processo de criação de modelos dinâmicos que simulem o comportamento complexo das cidades.
  6. Processo de criação de maneiras eficazes e viáveis de coordenar as novas tecnologias urbanas.
  7. Processo de desenvolvimento de novas tecnologias para otimizar e aperfeiçoar a comunicação e divulgação entre as novas tecnologias e a sociedade.
  8. Processo de identificação de riscos, incertezas e perigos emergentes nas cidades inteligentes.

            Cada um dos pilares propostos tem um grupo de desafios importantes, onde o desenvolvimento de pesquisas de ordem interdisciplinar é fundamental para atingir a criação das cidades inteligentes bem estruturadas. A seguir, apresentaremos algumas propostas que a URBIT acredita serem fundamentais:

  1. Estudar a variação dinâmica dos diferentes componentes sociais, estruturais, ambientais, entre outros das cidades sob uma perspectiva “macro” e “micro”, usando ferramentas matemáticas e computacionais;
  2. Fornecer portfólios de simulação urbana que informem projetos futuros;
  3. Desenvolver normas que garantam equidade, justiça e proporcionem uma melhor qualidade de vida na cidade através do uso das novas tecnologias;
  4. Desenvolver normas que permitam o funcionamento e planejamento operacional das infraestruturas das cidades inteligentes por meio de gerenciamento, controle e otimização;
  5. Desenvolver padrões que garantam a participação informada da sociedade e criem um conhecimento compartilhado para a governança democrática das cidades, o que permite uma maior e mais efetiva mobilidade e acesso a oportunidades para populações urbanas. O conceito das cidades inteligentes tem ganhado força em todos os continentes e, em breve, seus benefícios estarão presentes em nossas vidas. Fica claro que as realizações das nossas propostas, representarão um sinal inequívoco das futuras transformações intensas nos grandes centros urbanos que acontecerão durante os próximos anos.

Dr. Marcos A. Albarracin Manrique

 

Cientista de dados da URBIT

– marcos@urbit.com.br

– http://lattes.cnpq.br/6746237833541005

– https://www.linkedin.com/in/marcos-antonio-albarracin-manrique-0987a6124/